Social listening: o que é, qual a importância e principais ferramentas do mercado

Social listening: o que é, qual a importância e principais ferramentas do mercado

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Na área do marketing digital, existem várias estratégias e formas de captar e conquistar os clientes. Uma das estratégias está diretamente relacionada ao processo de interação entre empresa e cliente, avaliando o valor e o grau dessas interações, constituindo o que chamamos de social listening.

De forma simples, esse termo significa uma escuta social e visa identificar os comentários e conversas que trazem uma informação relevante acerca da marca nas redes sociais. Isso vale para temas ou termos que são específicos do trabalho constante da empresa. 

Essa ação é analisada e transformada em atividades e ações empresariais, que são direcionadas para uma melhora do relacionamento entre a empresa e o consumidor. 

Ou seja, por meio dessa ferramenta, qualquer empresa, seja ela uma gestão condominial ou de outro segmento, consegue ter um contato direto com seus clientes, por meio de interação e da ação de ouví-los de forma ativa. 

Contudo, algumas avaliações podem ser feitas como análise de sentimento, verificando se há menções positivas ou negativas em relação a marca e de modo a atuar internamente nessas questões.

Dessa forma, existem diversas ferramentas que podem ser utilizadas pela estratégia do social listening e que ajudam as empresas a realizarem o monitoramento daquilo que é falado sobre elas.

Assim elas podem avaliar menções diretas a marca, bem como verificar as palavras-chaves e principais assuntos que existem e se relacionam com sua empresa. 

Neste artigo você compreenderá o que é exatamente essa estratégia, seus benefícios e como implementar em seu negócio. 

 

Conheça as vantagens em investir no social listening

 

Esse assunto é bastante interessante porque qualquer empresa pode investir na estratégia direcionada ao marketing digital, desde uma empresa que lida com a administração de condomínios até ambientes hospitalares, industriais e varejistas. 

Nesse aspecto, é muito importante que a empresa conheça as vantagens e benefícios em investir nesse tipo de ação. 

O primeiro deles diz respeito ao fato da empresa conseguir entender e conhecer o que é falado a seu respeito. 

Ou seja, sua empresa conhece qual é a opinião do público-alvo sem que haja interferências. 

É fundamental conhecer o que o cliente pensa acerca do seu produto ou serviço, pois isso ajuda a minimizar as críticas, a ter uma melhora no atendimento e pensar em estratégias que consigam melhorar a imagem da marca diante do seu público-alvo. 

Isso incide diretamente na redução de reclamações sobre a empresa e dos impactos negativos que isso traz, bem como pode atuar na atração e fidelização de usuários por meio de atendimentos e produtos de mais qualidade.

Assim, é muito importante que, ao exibir uma opinião ou comentário negativo sobre a empresa na internet, a empresa saiba que isso ocorreu e busque resolver a situação.

Empresas que possuem muitos comentários negativos acabam sendo prejudicadas em relação a suas vendas e a possibilidades de fecharem novos negócios. 

Isso ocorre porque as pessoas possuem uma rede de contato que faz com que a informação circule, seja ela negativa ou positiva. 

Dessa forma, essa técnica contribui para monitorar e entender como o cliente enxerga o seu negócio de serviços de topografia, bem como de qualquer outro segmento, para assim pensar nas melhorias que podem ser realizadas. 

Outra vantagem que essa estratégia traz é a possibilidade de verificar o engajamento, mas também como isso ocorre nas redes sociais – quais temas são mais interessantes, por exemplo.

Afinal, não adianta ter 1000 comentários em uma publicação da empresa se 70% deles forem negativos. Isso afeta a imagem institucional e traz prejuízos para a empresa. 

Assim, é preciso saber como se posicionar e como reverter esse cenário, gerando interação de qualidade.

 

Como as ferramentas de social listening podem ser utilizadas?

 

É nesse sentido que a importância da empresa saber como usar as ferramentas de social listening se destaca, seja em um site ou nas redes sociais. 

Afinal, a marca passa a perceber, por meio de interações com os clientes que variam desde a curtida ou a resposta em comentários, qual a sensação em relação aos produtos e serviços e formas de melhorar esses processos. 

Dessa forma, é importante que as empresas de auditoria em SP – ou de outro segmento – realizem ações, como: 

  • Monitorar as menções referentes à marca;
  • Identificar qual é o sentimento do público em relação à empresa;
  • Ofertar suporte ao cliente;
  • Compreender quais são as tendências no mercado;
  • Conhecer a concorrência;
  • Agregar pessoas de influência para fortalecer a imagem. 

 

O primeiro passo é realizar a monitoria das menções que são feitas em sua marca. 

Isso requer identificar quais foram os comentários positivos e negativos acerca do negócio, as hashtags associadas à marca e outros aspectos que façam com que a empresa conheça o clima em relação ao cliente, ou como a marca será percebida por outros usuários.

Isso tem a ver com a identificação do sentimento das pessoas, sobretudo em momentos que uma campanha ou que ações são geradas. 

Outro aspecto essencial é oferecer um suporte ao cliente, seja no sentido de ter uma ouvidoria, um chatbot, um telefone para contato ou aplicativo de mensagem, disponibilizando diferentes canais e processos ágeis e humanizados. 

Os clientes que estão insatisfeitos com sua marca podem ser acionados por sua empresa para uma conversa, com o objetivo de resolver o problema e tentar reverter essa imagem.

É fundamental que nesse processo, a empresa de avaliação e perícia na construção civil, por exemplo, conheça quais são as tendências do mercado, o público-alvo, os nichos de atuação, assim como realize um acompanhamento da concorrência. 

A concorrência é cada vez mais forte e, por isso, cabe à empresa estar por dentro do que tem ocorrido no mercado e as formas de se diferenciar nos canais, inclusive na percepção dos potenciais clientes.

 

Ferramentas de social listening  nas redes sociais: a prática

 

Conhecendo quais são as vantagens do social listening, assim como dicas iniciais sobre como sua empresa deve agir em relação ao mercado, apresentamos 4 ferramentas que podem ser utilizadas para que essa estratégia ocorra em sua empresa. 

 

Confira os detalhes a seguir!

 

  • Hootsuite Insights

Um dos objetivos de uma empresa é promover a organização de sua rotina em relação às redes sociais e a forma como a comunicação é feita. 

Por isso essa ferramenta é importante, visto que permite realizar análises em tempo real e ajuda a empresa a ter acesso a relatórios sobre seu desempenho nas mídias online. 

 

  • Sprout Social

Outra ferramenta que merece destaque nas ações de empresas de serviços de contabilidade preços, e de quaisquer outros segmentos, é a sprout social.

Essa plataforma contribui para a organização, agendamento e publicações de conteúdo, bem como monitorar e realizar o engajamento com o público-alvo. 

Outras grandes vantagens dessa ferramenta é a possibilidade de gerar dashboards, que favorecem a visualização de dados, e a integração com o Google Analytics.

 

  • BuzzSumo

Essa ferramenta serve para identificar quais são os assuntos mais compartilhados nas redes sociais. 

Por meio da análise das métricas e dos indicadores, sua empresa consegue ter uma percepção sobre o que tem chamado a atenção dos clientes nos últimos 6 meses. 

Isso é importante porque traz um cenário de produção de conteúdo que seja direcionado para o interesse do público, contribuindo com a melhora dos resultados da marca.

 

  • Stilingue

Essa importante ferramenta para sua empresa, seja ela de câmara fria ou uma fornecedora de materiais para hospitais, utiliza alguns recursos direcionados para a inteligência artificial e a análise comportamental. 

Por meio dela é possível fazer a análise e interpretação dos dados, assim como identificar os assuntos que carecem de atenção da sua empresa. 

 

Produzindo conteúdo com base no social listening 

Por meio do conhecimento acerca das ferramentas que podem ser utilizadas para que o Social Listening seja implementado em sua empresa, é muito importante ter o entendimento de que o conteúdo sobre o seu negócio precisa ser atrativo e direcionado para o seu público-alvo, independentemente do canal utilizado para isso.

Somente dessa forma sua empresa consegue um diferencial diante da concorrência, assim como obtém uma percepção positiva em relação à marca, por meio de informação e educação do mercado, estando mais próximo e humanizando a empresa. 

Dessa forma, é muito importante que ao produzir um conteúdo de tubos galvanizados, por exemplo, os profissionais atentem-se aos seguintes elementos:

  • Produção de conteúdo nas redes sociais;
  • Proximidade em relação à audiência;
  • Uso de técnicas de SEO, ou seja, de otimização dos mecanismos de busca;
  • Criatividade no momento de produzir conteúdo;
  • Adoção de diferentes formatos, como o uso de newsletters e artigos.

 

A produção de conteúdo com qualidade nas redes sociais é essencial para ter bom desempenho na rede e alcançar os potenciais clientes de forma adequada.

Para isso seus conteúdos precisam ser originais, além de contribuírem para aproximar sua empresa da audiência, explicando sua importância. Um bom conteúdo é capaz de ajudar até em um momento em que é necessário gerenciar uma crise. 

Outra questão importante é saber diversificar o conteúdo por meio da escolha do público-alvo, identificação do estágio do funil e até objetivos do negócio. 

Assim, sua empresa pode trabalhar com o envio de newsletters, email-marketing, artigos, e-books, criação de memes, vídeos, dentre outros. Esses conteúdos criativos tem alta receptividade e costumam viralizar, sendo importantes para melhorar a percepção da marca.

Outro ponto importante no momento de criar o conteúdo é pensar na otimização para os mecanismos de busca por meio das técnicas de SEO. 

Com essa estratégia sua empresa consegue identificar quais são os termos mais relevantes para o seu negócio e aplicar boas práticas para melhorar o posicionamento nos resultados de pesquisas.

Ou seja, visam incorporar ações que melhorarão os resultados durante uma ação de ranqueamento de busca. 

Assim, com o estudo da sua audiência, a compreensão sobre seus gostos e interesses, é possível produzir um material com qualidade, que atraia a atenção do seu público e que demonstre um diferencial no mercado, impactando diretamente na sensação e imagem que o consumidor faz da marca.

Ao conciliar essas ações às técnicas do social listening, seu negócio ganha destaque, afinal, será possível perceber como o consumidor enxerga a empresa com mais rapidez, atuando nessa necessidade e direcionando o discurso com campanhas e conteúdos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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