Ferramentas de e-mail marketing: conheça as 10 principais do mercado

Ferramentas de e-mail marketing: conheça as 10 principais do mercado

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O email marketing é uma ferramenta muito poderosa quando o assunto é nutrição de leads, ou seja, dos clientes em potencial. Para otimizar ainda mais a estratégia, o uso de ferramentas de e-mail marketing se torna cada vez mais necessário.

 

Isso porque o envio de materiais segmentados e o bom relacionamento com os clientes e leads passa a ocorrer com mais facilidade e agilidade.

 

Dessa forma, conhecer as ferramentas de e-mail marketing é essencial para as empresas que desejam trabalhar com esse segmento de comunicação e melhorar seus resultados.

 

De modo simples, o email marketing é um material enviado pelas empresas para a caixa de email de um cliente ou de uma pessoa que demonstrou interesse por um determinado produto ou serviço. Isso pode se dar de forma regular, como as newsletter, ou em ações mais específicas.

 

Dessa forma, o ato de enviar o e-mail é uma forma de lembrar o cliente acerca de um produto parado que ele demonstrou interesse, um assunto que interagiu ou, até mesmo, instruí-lo acerca de um negócio. 

 

Fique atento, pois neste artigo você conhecerá mais sobre o tema, além de descobrir 10 ferramentas de email marketing que podem ser utilizadas em seu negócio. Confira a seguir!

Compreendendo o email marketing melhor

 

No marketing digital existem várias estratégias que podem ser utilizadas com o objetivo de captar novos clientes, atrair o público e manter um relacionamento.

 

Uma dessas estratégias consiste em conhecer a jornada de compra do consumidor, já que pode haver diferentes fases de uma jornada, o que demanda formas de contato distintas.

 

Assim, compreender a jornada de compra de um cliente que está na dúvida em relação a um produto ou que se cadastrou em uma landing page para obter mais informações sobre um conteúdo é uma excelente oportunidade da empresa captar a pessoa e torná-la um cliente.

 

Dessa forma, o email marketing é visto como uma ação de nutrição desses clientes em potencial. 

 

Ou seja, uma forma de transmitir conteúdo, orientações, tirar dúvidas e até mesmo criar uma relação de confiança entre cliente e empresa de forma mais próxima, visto a confiança em ceder o e-mail de contato.

 

Como o envio de email-marketing é uma ação muito importante para as empresas, é essencial conhecer algumas ferramentas importantes para que esse trabalho seja realizado com qualidade. 

 

Essas ferramentas podem contribuir, por exemplo, para a automação desses emails ou para a personalização e segmentação do conteúdo, dentre outras estratégias que são importantes para que o cliente se sinta especial e parte da empresa. 

 

Ou seja, contribuem para que as ações sejam mais efetivas. 

10 ferramentas de email marketing

 

Seja qual for o seu negócio, se atua em uma loja de construção que realiza a venda de piso de concreto polido ou se trabalha em uma grande indústria, as ferramentas de email marketing estão disponíveis para você!  

 

Neste artigo você conhecerá 10 dessas ferramentas e poderá escolher a que for melhor para o seu negócio. 

 

  • Mailchimp

Começamos nossa lista de ferramentas com a plataforma de email marketing que é gratuita e que cada vez mais ganha fãs. 

 

Essa ferramenta é considerada completa e serve para quem está começando a trabalhar com o email marketing. 

 

O que mais chama a atenção no uso dessa ferramenta é sua versatilidade, pois por meio dela é possível desenvolver listas personalizadas, mensurar os resultados de uma campanha e segmentar o conteúdo. 

 

Outro aspecto positivo para os estabelecimentos, como uma loja de atuador pneumático, é que essa ferramenta possui vários layouts que podem ser utilizados pelo negócio no contato, levando em conta a possibilidade de edição de diversos templates e facilitando o processo de envio. 

 

Outra vantagem na utilização dessa plataforma é a possibilidade de integrá-la com outras ferramentas importantes no marketing digital, como é o caso do Google Analytics. Essa plataforma tem a versão premium e free.

 

  • RD Station

Outra ferramenta muito famosa e utilizada é a RD Station, que permite ações automatizadas e é considerada como a mais completa do país. 

 

Além de nutrir seus leads, por meio dessa ferramenta sua empresa conseguirá:

 

  • Qualificar os leads;
  • Desenvolver landing pages;
  • Realizar o acompanhamento dos leads;
  • Mensurar os resultados;
  • Criar ações de otimização do conteúdo.

 

Dessa forma, sua empresa – seja ela de transportadoras em Ribeirão Preto ou uma prestadora de serviços elétricos – consegue realizar a automação do envio de emails, o que traz mais eficiência para as ações realizadas. 

 

  • Mailify

A terceira plataforma que apresentaremos neste artigo é a  Mailify, que é um destaque mundial por investir na inovação e qualidade de seus produtos. 

 

Essa plataforma é reconhecida por utilizar a inteligência artificial em suas ações, o que promove um processo de simplificação de ações para as empresas. 

 

Além disso, ela permite conhecer melhor quem são seus clientes e destinatários e promove a criação de campanhas automatizadas. 

 

Outra vantagem no uso dessa plataforma é a possibilidade de acompanhamento das métricas, verificando quais foram os cliques, a viralidade do conteúdo, quantos contatos receberam e abriram o e-mail, dentre outros dados importantes para melhorar as ações de marketing.

 

  • Infusion Soft

A ferramenta da Infusion Soft também é uma opção importante para empresas de diferentes ramos, como uma assistência técnica informática que deseja trabalhar com o envio de email marketing. 

 

Essa é uma ferramenta bastante avançada e que promove a integração entre os setores de marketing e vendas, mas não dispõe de serviço gratuito. 

 

Por meio dessa ferramenta sua empresa consegue criar ações, como:

 

  • Acompanhar o comportamento do usuário;
  • Automatizar vendas;
  • Realizar o pagamento e integrações de ações;
  • Criar e gerenciar campanhas por e-mail.

 

  • E-GOI

Essa ferramenta é muito interessante porque representa o conjunto de ações entre ferramentas de marketing digital e a integração entre os canais de comunicação com o email marketing. 

 

Além de se relacionar com a nutrição dos leads, ela também permite a integração com o segmento do e-commerce e permite a comunicação em tempo real com o cliente. 

 

Mais ainda, por meio da plataforma uma empresa de ar condicionado instalação, por exemplo, consegue se integrar com plataformas como WordPress e outros softwares de publicação. 

 

Assim como a ferramenta anterior, ela também não é gratuita, mas pode ser muito interessante para as empresas que desejam investir na campanha.

 

  • Mad Mimi

Outra ferramenta que vale a pena destacar é o Mad Mimi, que permite a criação, edição e envio de emails marketing de forma otimizada.

 

A ferramenta é grátis para o envio de conteúdo para até 100 contatos e permite a integração com elementos que envolvem a linguagem de programação, como o código HTML. 

 

  • Litmus

A 7ª ferramenta que merece destaque em nosso material é o Litmus, que também trabalha com a integração na área do marketing digital. 

 

Com a ferramenta é possível criar diferentes versões de uma mensagem, testar provedores diferentes de emails e impedir que seu conteúdo caia no spam.

 

Ou seja, por meio dessa ferramenta é possível otimizar as campanhas, ter uma taxa maior de abertura e de cliques, assim como realizar uma análise mais aprofundada de cada cliente. Essa ferramenta só está disponível na versão paga.

 

  • LeadLovers

Outra dica importante para uma empresa de laje protendida que irá trabalhar com marketing digital e o envio de email marketing é pensar na nutrição dos leads. O mesmo se dá para negócios de quaisquer outros setores.

 

Isso porque essa é uma ação que visa manter o interesse da pessoa pela empresa. Nesse sentido, o uso de ferramentas como a LeadLovers é muito vantajoso, isso porque é uma plataforma que contribui para a gestão dos seus leads. 

 

Além de conseguir criar as landing pages, essa ferramenta brasileira captura os clientes interessados por meio de anúncios em redes sociais, por exemplo. 

 

  • Optin Monster

Se sua empresa trabalha na área de consultoria tributária, bem como qualquer outro segmento, e deseja ter uma melhora no envio de email marketing, essa plataforma é outra plataforma bastante utilizada e bem quista. 

 

Isso porque por meio dela é possível trabalhar com campanhas de alto convencimento do cliente.

 

Ela ainda permite enviar formulários personalizados, otimizar o envio de emails e criar formulários automáticos para o seu negócio. 

 

Existem algumas funcionalidades da ferramenta que são gratuitas, mas a versão paga disponibiliza funções complementares que podem ser interessantes para o negócio, conforme o objetivo do uso da ferramenta.

 

  • MailJet

Nossa última dica que pode ser aplicada em um negócio como uma empresa de cintas de amarração é o uso do MailJet, uma ferramenta all-in-one

 

Essa empresa é muito interessante porque permite a automatização do conteúdo, o envio de emails e a criação de campanhas. Além disso, sua empresa consegue:

 

  • Segmentar a lista de contatos;
  • Criar emails a partir de um editor;
  • Personalizar o conteúdo de acordo com a lista;
  • Otimizar o processo de criação de emails;
  • Criar materiais responsivos;
  • Utilizar opções avançadas de linguagem de programação;
  • Encontrar clientes de forma facilitada. 

 

Essa ferramenta pode ser utilizada gratuitamente, mas apresenta alguns recursos limitados. 

Considerações finais

A partir dessas 10 dicas sobre ferramentas do email marketing que podem ser utilizadas pelo seu negócio, vale a pena realizar uma análise, junto a equipe de comunicação e marketing, para identificar qual é a melhor para as estratégias e objetivos da sua empresa.

 

A garantia é que você terá uma plataforma que otimizará bastante as campanhas por e-mail, tornando as ações mais eficientes e ágeis. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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