Negócios digitais: o que são e quais são as suas principais características

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Em relatório recente sobre a tecnologia e as transformações voltadas para o setor de negócios digitais, muitas empresas compartilharam que estão direcionando investimentos para que estejam devidamente estabelecidas no mercado consumidor. 

Nesse sentido, adotar conceitos de negócios digitais pode aumentar a produtividade, melhorar a experiência do cliente e alavancar a inteligência no segmento produtivo em que a empresa atua.

Dessa forma, é preciso analisar o que significa administrar empresas que realizam projeto cozinha industrial  e como elas podem ser inseridas entre aquelas que se intitulam como negócios digitais.

Vale ressaltar que os modelos de negócios tradicionais, entre os mais diferentes empreendimentos, abriram espaço para a necessidade de transformação que passa toda a sociedade.

 

Do que se trata os negócios digitais?

No mundo de trabalho remoto que se alinha com a necessidade de diversas empresas, pode parecer que todo mundo está administrando um negócio digital. Mas a realidade é que os principais líderes empresariais têm definições diferentes sobre o que é tornar-se digital.

Como resultado, as prioridades variam quando se trata da adoção e transformação provocadas pela tecnologia, como a instalação de portaria remota e digital proposta por diversas empresas do setor de segurança patrimonial. 

De um modo geral, os negócios digitais dependem da tecnologia para operar e crescer. Dependendo do segmento que a empresa está vinculada, isso pode aparecer por meio de:

  • Aproveitamento de Inteligência Artificial;
  • Captura de dados voltada para os negócios;
  • Empresas baseadas em plataformas digitais;
  • Sistemas de gerenciamento de tarefas;
  • Uso de aplicativos de produtividade.

Baixar alguns aplicativos e implementar determinados softwares na rotina da empresa não faz dela um negócio digital. 

A verdadeira transformação digital é o lento processo de mudança dos processos manuais para um modelo de negócios centrado no cliente e focado na tecnologia. 

 

4 conceitos de negócios digitais

Tornar-se um negócio digital impacta todas as partes de uma organização, desde a experiência do funcionário até o atendimento ao cliente e manutenção e gerenciamento de back-end.

Além disso, é preciso implementar uma mudança fundamental, e por isso é importante considerar os principais conceitos que orientam a transformação digital. 

Para que as empresas possam alcançar um patamar adequado em relação à modernidade, muitas organizações buscam respaldo sobre os 4 conceitos apresentados a seguir:

  1. Flexibilidade 

O mundo está em constante mudança, e as empresas buscam um modelo de negócios que lhes permitam ser mais flexíveis. 

Durante a pandemia do COVID 19, por exemplo, diferentes empresas voltadas para a indústria perceberam que a tecnologia se mostrava uma aliada essencial para mudar o local de trabalho para o home office, e vice-versa, sem criar um pesadelo logístico. 

Sendo assim, a transformação digital permite que uma empresa, seja ela de ensaio de dureza ou qualquer outro segmento, se adapte às mudanças rapidamente, se livrando de maneira eficiente de processos manuais demorados e, por vezes, que custam muito dinheiro. 

  1. Crescimento empresarial 

Com escalabilidade, ou seja, a possibilidade de crescimento de uma empresa, os processos correspondem às flutuações em relação à carga de trabalho. 

Os negócios digitais podem aumentar ou diminuir rapidamente para, enfim, atender às necessidades de uma organização. 

Por exemplo, uma empresa escalável pode integrar novos funcionários com eficiência, mesmo durante períodos de crescimento, ou até mesmo expandir o armazenamento de dados ao aceitar um grande cliente. 

  1. Cultura organizacional

Os negócios digitais exigem mudanças na forma como uma empresa opera, e isso começa com a mudança na forma de pensamento empresarial, ou na cultura organizacional. 

Para realmente se tornar um negócio digital, a empresa que produz tinta epóxi preço deve ser apresentada para que a equipe esteja devidamente informada e siga o planejamento estratégico, visando as metas propostas dentro de acordo ideal. 

Embora os líderes de tecnologia, dentro de uma organização, possam estar na vanguarda desse trabalho, é vital para o sucesso incorporar uma filosofia sobre:

  • Automação;
  • Eficiência;
  • Produtividade;
  • Qualidade. 

Isso deve ser apresentado de maneira sólida para as equipes de trabalho de cada setor e, na sequência, uma exposição geral para integração dos trabalhos.

  1. Qualidade da marca

Por falar em qualidade, esse conceito final é direto sobre essa característica, pois é importante que seja mantido quando uma empresa se propõe a fazer grandes mudanças. 

Frequentemente, as pessoas são levadas pela inovação sem ter noção do impacto que isso pode causar. E isso nem sempre vai agregar valor a qualquer modelo de negócio empresarial.

Se os novos processos implementados não estão melhorando a qualidade, a empresa precisa repensar sobre as estratégias aplicadas, e corrigir o rumo o quanto antes. 

 

Implementação de um negócio digital de sucesso

O empreendedor que está levando o negócio tradicional para o mundo digital, ou está começando uma empresa desde o princípio, seguem 6 dicas que podem ajudar a construir e implementar um negócio digital de sucesso.

  1. Automatize ao máximo

As empresas digitais têm em comum a automatização de todos os processos em que isso é possível. Afinal, porque perder tempo fazendo tarefas manuais que a IA (Inteligência Artificial) pode fazer rapidamente e sem que alguém despenda tempo que poderia ser direcionado a expansão dos negócios:

Desse modo, vale examinar processos e identificar estruturas sobre serviços de contabilidade preços praticados no mercado por empresas do mesmo setor, em uma mesma localidade, e até mesmo a divulgação em blogs parceiros e redes sociais para avaliar o que pode ser melhorado e parcerias que podem ser traçadas.

  1. Treine toda a equipe

As pessoas são a base de tudo que a empresa faz. Por isso é importante investir na qualificação da equipe e, assim, eles podem se sentir confiantes ao usar novas tecnologias. 

Tem mais, pois os funcionários podem ajudar a encontrar novas maneiras de adotar as diferentes tecnologias e soluções digitais à medida que a empresa expande os negócios. 

  1. Invista em marketing digital

Um empreendedor pode ter a organização mais eficiente do mundo, mas de nada adianta se não tiver clientes. 

Dessa forma, é preciso investir em uma estratégia de marketing digital inteligente para a própria organização. 

Aqui também vale destacar a importância do tópico anterior, ou seja, treinar a equipe, só que de marketing, para que as melhores estratégias sejam aplicadas nos ambientes digitais. 

Isso inclui desde a distribuição de brindes personalizados em formato digital, até a prática de SEO (Search Engine Optimization), a otimização do motor de busca, e o gerenciamento das redes sociais para melhor engajamento. 

 

5. Não tenha medo do crescimento

Nem sempre o céu é o limite, pois ainda há todo um universo que pode ser explorado pelos negócios digitais, e isso vai muito além da compreensão do que é possível alcançar, mesmo com a tecnologia disponível nesse ponto da história da humanidade. 

As empresas que investem na transformação digital contam com um enorme espaço para o crescimento. Logo, não é preciso definir metas e objetivos sob uma perspectiva abaixo do aceitável. 

Uma clínica médica especializada em varicocele tratamento, por exemplo, pode alcançar diferentes clientes em potencial, ou leads, por meio do uso de ferramentas digitais que demandam cuidado e atenção a todo instante. O mesmo se aplica a negócios de outros segmentos.

Ainda assim, é muito importante observar as oportunidades de negócios digitais, e como isso pode ser explorado por uma empresa, seja uma clínica médica, como acima, ou mesmo uma loja de roupas e calçados, ou qualquer outro modelo de empreendimento. 

 

6. Interaja com clientes e fornecedores

Em primeiro lugar, a interação com o cliente consiste em dar a eles acesso à empresa por qualquer canal para interações e atendimento, desde que seja de preferência deles. Pode ser um dispositivo móvel, um computador ou notebook, um telefonema tradicional ou as redes sociais. 

Deve-se exigir um esforço mínimo por parte do cliente para encontrar a informação, serviço ou produto que ele está procurando. 

Para apoiar o envolvimento com os clientes, a tecnologia pode ser aplicada por meio de um sistema de CRM (Customer Relationship Management), ou gerenciamento de relacionamento com o cliente.

Esse software pode ajudar na captura e reunião de informações sobre os clientes, rastreamento de contatos e retornos de chamadas, disposição de ofertas e acompanhamento de desempenho quanto às estratégias de marketing digital e tradicional. 

Quanto aos fornecedores, os negócios digitais permitem a abertura e acesso a mercados nacionais e globais, o que abrange o relacionamento com diversos fornecedores em potencial. 

Além disso, é possível realizar interações com fornecedores de forma mais eficiente. Assim, a empresa pode lucrar com o contato de fornecedores que se apresentam online, tendo como forma de proporcionar soluções digitais de forma rápida e precisa. 

 

Conclusão

A transformação e implementação de negócios digitais é um desafio saudável que pode ser significativo para uma empresa de portaria recém-formada, até aquelas que estão firmadas no mercado consumidor. 

Isso porque deve abranger todas as funções e unidades de uma organização e, ao mesmo tempo, exigir o rápido desenvolvimento de novas habilidades e investimentos pontuais. 

Para ter o sucesso alcançado, os líderes de negócios precisam ir além das declarações vagas de intenção de transformação e se concentrar na implementação e formalização digital dentro das organizações em diferentes aspectos, como:

  • Estruturas;
  • Incentivos;
  • Processos; 
  • Sistemas. 

A transformação digital pode ser uma tarefa complexa que requer uma abordagem estruturada, mas com um planejamento apropriado e a cultura de governança devidamente aplicada, ela pode trazer o sucesso para qualquer organização.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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