Você lê os termos de serviço antes de concordar em baixar o aplicativo ou software mais recente?

Compartilhe este conteúdo

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on pinterest
Share on telegram
Share on whatsapp

A cena é clássica. O instalador do software inicia e, antes de começar a copiar os arquivos para o seu computador, exibe um texto enorme, em letras razoavelmente pequenas, que define o que pode ou não ser feito com aquela cópia do programa. Mas, sem se dar o trabalho de ler qualquer frase, o usuário clica logo em “Aceitar”.

A cena descrita acima deixaria nossos avós de cabelo em pé! Aceitar um termo de uso sem ler é o mesmo que assinar um contrato sem saber o que está sendo estipulado. Se, por acaso, naquele texto tiver algo que possa prejudicá-lo, pode ser tarde demais para reclamar depois que você concordar com o contrato.

Afinal, os termos de uso não passam de um contrato entre o fabricante do software e o usuário, que pagou por ele. Quando alguém compra a cópia de um software, a pessoa não está adquirindo o programa em si, mas o direito de usá-lo. E esse direito está regido sob regras estipuladas pelo fabricante. Caso o usuário não concorde com os termos apresentados, a instalação é logo cancelada.

Termos de serviço: a duração dos contratos digitais comuns

O mundo está inundado de aplicativos e serviços de internet que solicitam que os usuários em potencial concordem com um contrato de serviço. A maioria das pessoas clica em ‘concordar’ e segue em frente, sabendo que a leitura dos contratos de serviço pode levá-los a dormir e adiar sua correção favorita da Internet.

Inspirando-se no projeto do designer Dima Yarovinsky, intitulado I Concord, o post de hoje visualiza a duração dos contratos de serviço, contando as palavras e calculando quanto tempo os usuários demorariam a ler cada um.

Ninguém tem tempo para isso

A velocidade média de leitura da maioria dos adultos é de 200 a 250 palavras por minuto (ppm). Os estudantes universitários, provavelmente por serem muito estudiosos e sem escanear, movem esse ritmo para cerca de 300 palavras por minuto. Para fins desta análise, calculamos o tempo de leitura com base em 240 ppm.

O contrato de serviço da Microsoft se destaca no topo da lista com um contrato que levaria mais de uma hora para ser lido – um pouco menos do que o necessário para ler o Macbeth de Shakespeare. Para ser justo, esse contrato de serviço parece cobrir todo o conjunto de produtos da empresa.

Esses acordos são uma visão do mumbo jumbo legal que existe quando se trata de regular o uso desses aplicativos. Existem vários acordos que se aprofundam ainda mais sobre quais regras governam os desenvolvedores, transações on-line em dinheiro e muito mais. O americano médio precisaria reservar quase 250 horas para ler adequadamente todos os contratos digitais que aceitam ao usar serviços on-line.

Independentemente disso, os usuários podem sentir que estão perdendo tempo revisando um contrato que não pode mudar ou recusar – ou, mais vitalmente, até compreender.

Nem todo o texto é igual: o teste de facilidade de leitura de Flesch

Aparentemente, lidando com parte de sua própria frustração textual, o Dr. Rudolf Flesch observou que algum texto, em particular a linguagem jurídica, parecia ter sido escrito para tornar a leitura o mais difícil possível humanamente.

Frases longas cheias de palavras misteriosas podem arrastar frases simples e desencorajar a compreensão. Flesch queria medir a variabilidade na compreensão da leitura – e estudando diferentes tipos de escrita, desenvolveu uma fórmula para determinar a legibilidade e desprezar os advogados para sempre.

No teste de facilidade de leitura de Flesch, pontuações mais altas indicam material mais fácil de ler. Números mais baixos marcam passagens que são mais difíceis de ler. A fórmula para o teste Flesch Reading-Ease Score (FRES) é:

Flesch Reading Ease Test

A pontuação de legibilidade usa duas métricas:

  1. Os números de palavras por sentença
  2. O número de sílabas por palavra

Com base nessa pontuação, um texto corresponderia a um nível educacional específico.

Ponto Grau Média Palavras por frase Sílabas por 100 palavras
100-90 5 ª série 8 123
90,0-80,0 6ª série 11 131
90,0-70,0 7ª série 14 139
70,0-60,0 8ª e 9ª série 17 147
60,0-50,0 Ensino Médio 21 155
50.0-30.0 Faculdade 25 167
30.0-0.0 Graduado 29 192

Então, como os contratos de serviço em nossa amostra são classificados em termos do teste Flesch Reading-Ease?

Embora não sejam os mais difíceis de ler, eles definitivamente incluem uma quantidade justa de legalidade que ajuda a desencorajar a leitura. A extensão e a dificuldade de ler esses acordos os tornam praticamente inúteis para as pessoas comuns.

Esse é um problema porque compromete os conceitos básicos de contratos e o consentimento informado. Os usuários estão renunciando a seus direitos sem seu conhecimento.

Termos de Serviço: Você é o Produto

Esses aplicativos e software são a vanguarda da coleta de dados para uma indústria multibilionária .

As atividades e informações individuais do usuário são facilmente coletadas e armazenadas, criando bancos de dados de padrões do usuário. Esse tipo de informação comportamental faz com que os profissionais de marketing sejam salivados, permitindo que eles direcionem seus produtos para o público ideal a custos mais baixos do que a publicidade tradicional.

Você sabe com o que concordou?

Assine a nossa newsletter

Receba atualizações e aprenda com os melhores

Mais para explorar

Você Quer Impulsionar Seu Negócio?

Fale conosco agora mesmo!