[et_pb_section bb_built=”1″][et_pb_row][et_pb_column type=”4_4″][et_pb_text _builder_version=”3.0.101″ background_layout=”light”]
O Google usa informações de mídias sociais no algoritmo de buscas, assim como o Bing. A gigantesca fórmula que as buscas utilizam na elaboração de seus rankings analisa dados como:
- Quantas vezes um conteúdo foi retuitado.
- Se quem o produziu ganhou muitos seguidores no Twitter depois do texto.
- Se o post foi muito curtido, comentado e compartilhado no Facebook.
- Mais recentemente, o Bing passou a considerar o Klout dos autores dos textos.
- Basicamente, as buscas analisam a reputação do autor dos textos.
Com o atual foco em tudo social, não é surpresa alguma que os resultados orgânicos comecem a ser afetados por este tipo de conteúdo. Isso apenas solidifica como é importante o trabalho de marketing nas mídias sociais e que essa importância só tende a aumentar cada vez mais.
Veja o que Matt falou sobre a influência das mídias sociais nos resultados do Google (vídeo em inglês).
[/et_pb_text][et_pb_video _builder_version=”3.0.101″ src=”https://youtu.be/ofhwPC-5Ub4″ /][et_pb_text _builder_version=”3.0.101″ background_layout=”light”]
Resumindo, ele confirmar de forma explícita da relevância das mídias sociais nos resultados de busca, o que reforça que, quando do desenvolvimento dos planos de negócio e de marketing digital, elas não podem ficar de fora. No planejamento, você tem que garantir a inclusão de meios que captem, mantenham ou aumentem o número de seguidores no Twitter, Facebook, Linkedin e blog de seu negócio. Nunca dispense boas ferramentas de bookmarking social (favoritos, marcadores) e sempre peça que seus leitores, curtam, indiquem, distribuam, repassem, retuitem, recomendem, enfim, compartilhem de qualquer forma seu conteúdo.
Com o atual foco em tudo social, não é surpresa alguma que os resultados orgânicos comecem a ser afetados por este tipo de conteúdo.
Mostre sua personalidade e a de seu negócio para conquistar confiança e atingir o maior número possível de seguidores nas mídias sociais, que crescem espantosamente. Eu poderia seguir mostrando como as mídias sociais podem afetar o crescimento de seu negócio, mas, se você tem um negócio online e até agora você não está convencido disso, pode ser tarde demais…
O impacto das mídias sociais nos resultados orgânicos das buscas e no faturamento direto a partir dos diversos perfis ainda é pequeno, se comparado com outras estratégias. Lembre-se, porém, que criar uma marca por meio de trabalho online é muito mais do que vender ou conseguir bons rankings nas buscas. É imprescindível conectar-se com seu mercado-alvo e aumentar sua base de clientes. E as mídias sociais são ferramentas essenciais para se atingir esses objetivos.
por Alex Moraes (adaptação de artigo de Casey Markee)
[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]