Como aparecer em primeiro no Google?

Compartilhe este conteúdo

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on pinterest
Share on telegram
Share on whatsapp

Aparecer em primeiro lugar no Google pode sem dúvida ser uma grande vantagem e ditar o sucesso do seu website, visto que 90% dos cliques acontecem nos primeiros links da 1ª página de resultados, no entanto é preciso verificar se estamos a aparecer em 1º para os termos e keywords que são realmente mais relevantes para a àrea de negócio ou de interesse do nosso website e do público-alvo, pois só assim poderemos retirar valor desta posição.

90% dos cliques acontecem nos primeiros links da 1ª página de resultados.

Para melhorar a posição de um website e tentar que este chegue aos primeiros resultados é fundamental apostar num trabalho de SEO – Otimização para Motores de Busca, de forma a tornar o site o mais relevante possível, aos olhos dos motores de busca, para as keywords pesquisadas pelos utilizadores interessados na área ou serviço que o nosso site aborda.

Para isto, começamos por analisar quais os termos de pesquisa mais relevantes para a sua atividade, e que tipo de pesquisas fazem os consumidores quando pretendem saber algo dentro dessa atividade, e a partir daí otimizamos o site em torno das mesmas, de forma a que se consiga, para além de melhorar a posição do website nas pesquisas e de aumentar o seu tráfego, angariar visitas muito mais qualificadas e interessadas no que o site e empresa oferecem. Desde o endereço da página, ao mapa do site, e até aos conteúdos que este vai ter, tudo tem de ser pensado contemplando a otimização para motores de busca.

Desde o endereço da página, ao mapa do site, e até aos conteúdos que este vai ter, tudo tem de ser pensado contemplando a otimização para motores de busca.

A questão dos Conteúdos e Produção dos mesmos será talvez a vertente mais importante de SEO, pois quantos mais conteúdos de qualidade e relevância o site tiver, mais importante este se torna, tanto para os motores de busca, como para os utilizadores que reconhecerão maior valor ao site e assim acabam por visitá-lo mais vezes. Produção de Conteúdos, bons conteúdos e atualizados frequentemente, é meio caminho para gradualmente subir nas páginas de resultados e aparecer mais vezes.

Contudo, por melhor que seja todo este trabalho de SEO, deve ter em conta que é impossível prometer que o site surja em primeiro, pois os motores de busca baseiam-se num vasto conjunto de fatores para classificar a relevância dos sites, sendo que muitos destes fatores são simplesmente desconhecidos e, para além disso, qualquer que seja a categoria do site, estaremos a lutar contra milhares de outros sites em constante otimização. Assim, aconselhamos a não se iludir quando um profissional de SEO lhe garantir categoricamente que consegue colocar o seu site em 1º lugar das pesquisas, pois isso não será à partida verdade.

Este é um trabalho muito moroso, técnico e do qual não se pode esperar resultados imediatos, pelo que deve ser visto numa perspetiva de resultados a médio e longo prazo e que deve, impreterívelmente, ser entregue a uma equipa de profissionais especializados e experientes nesta área, que começarão com todo um trabalho de pesquisa e investigação do site, do público-alvo e da concorrência, para então elaborar um planeamento sólido e coerente antes de passarem à implementação e melhoria efetiva do website, sendo que este é um trabalho contínuo e que nunca se pode dar como verdadeiramente concluído.

Assine a nossa newsletter

Receba atualizações e aprenda com os melhores

Mais para explorar

Marketing Digital

Como saber quantas visitas meu site teve?

Conseguir mensurar quantas visitas tem um site é fundamental para quem está trabalhando o posicionamento estratégico da sua marca/empresa, para que ela possa ganhar notoriedade

Lidando com a Crise do COVID-19

A pandemia do COVID-19 já se consolida com a maior da era pós-moderna, e lança-nos imensas dúvidas sobre como agir, sobre como será o futuro

Você Quer Impulsionar Seu Negócio?

Fale conosco agora mesmo!