Escolha uma Página

O Google usa informações de mídias sociais no algoritmo de buscas, assim como o Bing. A gigantesca fórmula que as buscas utilizam na elaboração de seus rankings analisa dados como:

  • Quantas vezes um conteúdo foi retuitado.
  • Se quem o produziu ganhou muitos seguidores no Twitter depois do texto.
  • Se o post foi muito curtido, comentado e compartilhado no Facebook.
  • Mais recentemente, o Bing passou a considerar o Klout dos autores dos textos.
  • Basicamente, as buscas analisam a reputação do autor dos textos.

Com o atual foco em tudo social, não é surpresa alguma que os resultados orgânicos comecem a ser afetados por este tipo de conteúdo. Isso apenas solidifica como é importante o trabalho de marketing nas mídias sociais e que essa importância só tende a aumentar cada vez mais.

Veja o que Matt falou sobre a influência das mídias sociais nos resultados do Google (vídeo em inglês).

 

Resumindo, ele confirmar de forma explícita da relevância das mídias sociais nos resultados de busca, o que reforça que, quando do desenvolvimento dos planos de negócio e de marketing digital, elas não podem ficar de fora. No planejamento, você tem que garantir a inclusão de meios que captem, mantenham ou aumentem o número de seguidores no Twitter, Facebook, Linkedin e blog de seu negócio. Nunca dispense boas ferramentas de bookmarking social (favoritos, marcadores) e sempre peça que seus leitores, curtam, indiquem, distribuam, repassem, retuitem, recomendem, enfim, compartilhem de qualquer forma seu conteúdo.

Com o atual foco em tudo social, não é surpresa alguma que os resultados orgânicos comecem a ser afetados por este tipo de conteúdo.

Mostre sua personalidade e a de seu negócio para conquistar confiança e atingir o maior número possível de seguidores nas mídias sociais, que crescem espantosamente. Eu poderia seguir mostrando como as mídias sociais podem afetar o crescimento de seu negócio, mas, se você tem um negócio online e até agora você não está convencido disso, pode ser tarde demais…

O impacto das mídias sociais nos resultados orgânicos das buscas e no faturamento direto a partir dos diversos perfis ainda é pequeno, se comparado com outras estratégias. Lembre-se, porém, que criar uma marca por meio de trabalho online é muito mais do que vender ou conseguir bons rankings nas buscas. É imprescindível conectar-se com seu mercado-alvo e aumentar sua base de clientes. E as mídias sociais são ferramentas essenciais para se atingir esses objetivos.

 

por Alex Moraes (adaptação de artigo de Casey Markee)

Share This